Evento Programa Apresentações Fotos Imprensa
01/11/2013
“REPENSAR A ORGANIZAÇÃO DOS MERCADOS ELÉCTRICOS” NOVAS REALIDADES, NOVOS DESAFIOS, NOVAS RESPOSTAS

O Encontro, realizado a 1 de Novembro, em Lisboa, no Hotel Tiara Park Atlantic, destinou-se a apresentar e debater desenvolvimentos recentes e reformas em curso na organização e desenho dos mercados eléctricos europeus, salientando problemas urgentes que enfrentam e iniciativas tomadas para os resolver.
Apesar de a maioria dos problemas a enfrentar ser comum aos vários países, há diferenças de abordagem e de prioridades, normalmente decorrentes, quer da situação de partida, quer do âmbito de intervenção governamental. As diferenças reflectem-se em decisões sobre o futuro “mix energético”, o tratamento e ritmo de integração das energias renováveis, os condicionalismos e papel das centrais térmicas convencionais (investimentos e remuneração da reserva), os mecanismos de correcção do sistema de comércio de licenças de emissão ou a disseminação das “smart grids” e da produção distribuída.
Foram apresentados os casos da reforma do sistema inglês (Energy Market Reform) e da viragem prevista para o sistema alemão (Energiewende) paradigmáticos de duas das mais importantes reformas em curso, ambas originadas em decisões políticas mas divergentes nos instrumentos e nos objectivos.

Malcolm Keay, Senior Research Fellow do Oxford Institute for Energy Studies, que se ocupou do sistema inglês, e Thomas Barth, CEO da E.ON Energie, que tratou do sistema alemão, foram os dois principais conferencistas. A eles juntaram-se Juan Alba Rios, Director de Regulação da Endesa, Jorge Vasconcelos, da Newes, e Pedro Neves Ferreira, Director de Planeamento Energético da EDP, para uma mesa redonda de debate. O Encontro, que contou com a presença de mais de 200 participantes, foi encerrado pelo Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.



Fechar